Morre ex-vice-presidente José Alencar
O ex-vice presidente da República José Alencar (Gomes da Silva) faleceu aos 79 anos de idade, no início da tarde desta terça-feira (29), em São Paulo, de falência múltipla dos órgãos, após ser internado com uma nova perfuração no intestino e um quadro de
peritonite aguda. Há 13 anos ele sofria de câncer.
José de Alencar foi vice-presidente da República nos dois mandatos do presidente Lula. Antes, foi Senador e, durante toda a vida, foi empresário. Ele foi um dos maiores empresários do Estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas a principal empresa.
No final de 1959, José Alencar assumiu os negócios na empresa União dos Cometas, que havia fundado com o irmão. Em homenagem a esse irmão, a razão social foi alterada para Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A. Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A.
Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu. A Coteminas tem hoje 11 unidades que fabricam e distribuem fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis, para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.
A Coteminas é dona de marcas como Artex, Santista, Calfat e Garcia. Em outubro de 2005, anunciou uma associação com a Springs, com sede nos Estados Unidos, a maior indústria americana no setor de cama, mesa e banho. A união resultou na formação da maior companhia do setor no mundo, batizada de Springs Global, com 25.000 funcionários, 36
fábricas e faturamento de 2,4 bilhões de dólares.
Alencar deixa a mulher, Mariza, os filhos Josué Christiano, Patrícia e Maria da Graça, além de netos.
Colaboração: Phamela Hinhel


